sexta-feira, 4 de novembro de 2016

O avanço da pecuária.

Olá leitores, nessa postagem iremos falar sobre a pecuária.
Um dos grandes desafios da pesquisa e do desenvolvimento agropecuário é a rapidez em gerar e ofertar tecnologias, produtos, processos, serviços e conhecimentos aplicados às cadeias produtivas. Diretamente associada está a urgente necessidade de constante atualização dos sistemas de produção, pelo uso de novos recursos tecnológicos gerados pela pesquisa.


A tecnologia aplicada à pecuária está cada dia mais presente no rebanho brasileiro. Aliada ao desenvolvimento de pesquisa nacional e de técnicas específicas aos sistemas produtivos, ela está estimulando os índices de produtividade dos animais e colaborando para uma pecuária cada dia mais eficiente e sustentável. Os avanços são bastante visíveis, de forma que, ocupando exatamente a mesma área, o rebanho bovino brasileiro poderia facilmente dobrar, com a implementação de ferramentas simples de manejo e tecnologia.

O Brasil é o quinto maior país do mundo em território, com 8,5 milhões de km2 de extensão, com cerca de 20% da sua área (174 milhões de hectares) ocupada por pastagens. Apesar de ser um país predominantemente tropical, possui uma grande variação climática, refletindo nos regimes pluviométricos e consequentemente nos sistemas de produção pecuários.


Com o crescente aumento da população global, a FAO prevê que até 2050 o mundo terá que aumentar sua produção de alimentos em 70%. Como um dos principais produtores de alimentos do mundo, o Brasil terá grande responsabilidade nesse aumento e encontrará como barreira a impossibilidade de expansão da fronteira agrícola.
   Neste contexto de sustentabilidade, é importante ressaltar que o Brasil é o segundo maior produtor de carne bovina do mundo, mantendo 68% da área do seu território com florestas preservadas. Grandes avanços já foram obtidos e, certamente não irão parar por aqui. O potencial da pecuária brasileira é enorme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário