quarta-feira, 28 de setembro de 2016

O avanço da civilização e a medicina.

Olá leitores !!
Na nossa segunda postagem vamos falar sobre: a Medicina no Antigo Egito.

  O Antigo Egito desenvolveu muito a sua medicina ao longo de sua história. Isso se deu graças a sua religião, pois muitos povos deixaram de testar experimentos medicinais porque acreditavam que se o corpo fosse aberto a alma escaparia. Para os egípcios foi o contrário, eles acreditavam que era necessário um corpo para reencarnar na outra vida, por isso faziam experimentos, para preservar o corpo, como é o caso da mumificação. Os egípcios conheciam bem a anatomia humana, documentos médicos datados da época descrevem cirurgias delicadas, o engessamento de membros com ossos quebrados e todo o sistema circulatório do corpo humano. Algumas substâncias como própolis para cicatrização, óleo de rícino e anestésicos já eram conhecidos. Havia três categorias de lesões:
Tratáveis: eram aquelas lesões que podiam ser imediatamente atendida pelos médicos e que eram possíveis de serem tratadas (como o próprio nome já diz).
Contestáveis: eram aquelas em que os pacientes provavelmente sobreviveriam sem nenhum tratamento, quando o paciente era posto nessa categoria ficava, geralmente, sobre a observação dos médicos. Caso sobrevivesse, seria tentado a cirurgia;
Intratáveis: quando não havia como tratar o paciente.
    Mas nem tudo que os egípcios acreditavam sobre a medicina era certo, como, por exemplo, eles acreditavam que o coração era o órgão que comandava o pensamento.
   Abaixo tem uma imagem representando as etapas da mumificação:



O grupo agradece à atenção!!
Até a próxima postagem!

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

O avanço da civilização e as guerras.

Olá leitores!!

Na nossa primeira postagem, vamos falar sobre guerra. As guerras trouxeram sim evolução para as civilizações. Ela tem seus lados negativos mas, também tem os positivos. Podemos citar como positivo as partes que envolvem os avanços bélicos, comunicativos, tecnológicos, entre outras áreas. Nas guerras, viu-se a necessidade de aumentar a precisão na comunicação para um grupo se comunicar com mais facilidade. Também podemos citar os automóveis que evoluíram bastante durante as guerras; Os tipos de armas mais precisas, matando ou atingindo o alvo de uma maneira mais próxima de onde e como queríamos que fosse. Mas quando se fala em guerra, surgi a dúvida: quando teve inicio a primeira guerra? Alguns dizem que Arquimedes teria queimado navios inimigos na Grécia focalizando sobre eles a luz do sol refletida por superfícies espelhadas. Teria sido está a primeira aplicação militar da ciência ou saber da filosofia da natureza? O caso é polêmico, pois, segundo Thuillier, não é presumível que tal façanha pudesse ser realizada com os meios disponíveis na Grécia antiga. Mas aí começa o avanço: não só de uma nova tecnologia ou área, mas também do conhecimento. As mais conhecidas guerras são: a Primeira e a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, que exigiram bastante tipos de avanços para que as pessoas aumentassem suas expectativas de vida. Alguns dos conhecimentos adquiridos nas ocasiões de guerra, eram levados para outras áreas e principalmente no dia à dia. Não podemos deixar de citar essa importante área do conhecimento que é a física. Ela auxilia, por exemplo, as pessoas na hora de lançar uma bomba, pois para lançá-la e acertá-la no local certo, é preciso analisar os ângulos e realizar vários estudos que estão relacionados a área da física. Do mesmo jeito, são os aviões, quando vão lançar algum objeto na superfície terrestre, passa pelos mesmo estudos relacionados a física, ou seja, a física juntamente com a história e a filosofia, são umas das áreas mais importantes quando se trata de guerra.










O grupo agradece à atenção!!


Até a próxima postagem!

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Introdução ao trabalho.

Viemos por meio deste blog, mostrarmos o nosso trabalho relacionado à Expo Quinze 2016!
E por meio desta postagem, damos introdução ao mesmo. A partir de agora, qualquer postagem será referente às conclusões de nossos estudos sobre determinados temas!




                                                                            Desde já agradecemos a atenção!